Menu

Notícias

IPAM » Sala de Imprensa » Notícias » Residencial Alfazema, no bairro Novo, é exemplo em Porto Velho
12 abr

5 visualizações

Residencial Alfazema, no bairro Novo, é exemplo em Porto Velho

Implantação da Coleta Seletiva nos condomínios residenciais é um projeto pioneiro desenvolvido pela Sema na atual gestão

A Prefeitura de Porto Velho começa a colher os resultados da implementação de políticas públicas sobre resíduos sólidos, reciclagem e coleta seletiva, implantadas na gestão do prefeito Hildon Chaves.

Após a realização do Ciclo de Palestras que aconteceu em outubro de 2018, no Bairro Novo, os moradores do Condomínio Alfazema tomaram a decisão de efetivar a coleta seletiva. “É a primeira vez na história do Município que uma coleta ocorre de forma 100% limpa”, comemora Robson Damasceno, subsecretário de Meio Ambiente (Sema).

No caso da coleta realizada no Residencial Alfazema, Damasceno ressalta que a forma como o descarte dos resíduos sólidos foi realizada influencia no processo da reciclagem, dando qualidade aos produtos coletados.

“A separação dos resíduos nos lares é uma forma simples que garantiu bons resultados a essa ação. Os moradores tiveram a preocupação essencial de separar em caixas de fibra os materiais secos: plásticos, vidros e papelão, dentre outros”, explica Tony da Catanorte.

Projeto Pioneiro

A Implantação da Coleta Seletiva nos condomínios residenciais é um projeto pioneiro desenvolvido pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, através de uma ação conjunta com a Cooperativa de Catadores Catanorte e a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).

O objetivo é promover ações integradas através da Educação Ambiental para a conscientização e sensibilização dos moradores quanto a gestão dos resíduos, visando o fortalecimento da Coleta Seletiva nos condomínios residenciais.

Segundo a Catanorte, uma grande quantidade de material, totalmente separado, foi disponibilizado para os catadores, sendo que todas as providências quanto a higiene e disposição foram tomadas pelos coordenadores do projeto no residencial.

Legislação

Damasceno afirma que o Condomínio Alfazema passa a ser um exemplo, pois desenvolveu com seus moradores as responsabilidades conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010 e a aplicação da Lei Municipal nº 2.018/2012, que trata do tema em abrangência local.

A Lei 2008 de 2012 já dispunha sobre a implantação de coleta seletiva de lixo nos condomínios residenciais na cidade de Porto Velho.

O planejamento da gestão municipal e o desejo do Prefeito Hildon é de que o projeto possa ser ampliado e alcance pelo menos 40 condomínios que foram pré cadastrados pela Sema.

“Organizamos a legislação que trata dos principais aspectos locais e, principalmente, estamos buscando a conscientização da comunidade para assumir o seu papel, o que é fundamental.”, disse Hildon Chaves.

Comdecom

Compartilhe


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas