Menu

Eventos

IPAM » Sala de Imprensa » Destaque » IPAM COMEMORA 28 ANOS
05 out

162 visualizações

EVENTOS

IPAM COMEMORA 28 ANOS

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM comemora, neste mês de outubro, 28 anos de história.

Foi em de julho de 1990 que o IPAM, segundo as diretrizes nacionais da previdência, foi transformado em Órgão Previdenciário e de Assistência com base na Lei Complementar nº. 01 de 23 de julho de 1990, e passou a ser denominado Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM, passando a ter caráter contributivo e finalidade exclusiva para concessão de benefícios de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão e IPAM Assistência Médica.

Com a criação do IPAM os servidores municipais ativos e aposentados da administração direta e indireta do município de Porto Velho, passaram a ser compulsoriamente segurados do Regime Próprio de Previdência Social, e facultativamente da Assistência Médica do IPAM.

O IPAM foi reformulando sua estrutura, definindo claramente as atribuições dos órgãos colegiados, Diretor-Presidente, Diretoria-Executiva, Coordenadorias, Divisões e Chefias, possibilitando assim uma maior eficiência no trato com as obrigações do Instituto. Em agosto de 2002 a Lei Complementar de nº. 147 cria a primeira Estrutura Organizacional Básica do Instituto onde reestrutura e denomina o quantitativo de cargos em comissão e suas respectivas remunerações, a qual posteriormente foi alterada pela Lei Complementar de nº. 271 em dezembro de 2006 que institui uma nova roupagem à Estrutura Organizacional, já em 2017 criou-se a Lei Complementar de nº. 706, devido a demanda e a necessidade da criação do controle interno e de uma diretoria exclusiva para gestão das finanças previdenciárias. Dessa forma, o fluxo dos processos internos foram redefinidos e hoje empenhamos em distribuir as atribuições de cada setor, com foco na transversalidade, primando pela eficiência e modernização dos processos.

Em 2007 ocorre a chamada segregação de massa e o Instituto passa a gerenciar os recursos em dois fundos, o chamado Fundo Financeiro e o Fundo Previdenciário.

Para a Diretoria-Executiva do Instituto, todas as mudanças serviram como leme para o atual momento do órgão. “Já são 28 anos de história. A estrutura do IPAM atualmente possui foco na modernidade e alinhamento com as orientações dos órgãos de controle interno e externo, buscando a transparência de seus atos e dando publicidade a todas as conquistas que vêm de encontro com as necessidades de nossos credenciados e beneficiários, buscando constantemente atualizar os serviços, zelando pelos aposentados e pensionistas do regime”, ressalta.

O Diretor-Presidente Ivan Furtado, falou da oportunidade de celebrar o aniversário do Instituto e empreender novos desafios, especialmente uma maior aproximação e confiança com os segurados. Ele também comentou sobre a importância que a transição dos novos sistemas representará aos segurados, trazendo maior comodidade e transparência em todo o serviço prestado. “Nosso trabalho frente a Diretoria do IPAM é buscar meios, e trabalhar diuturnamente para que o IPAM alcance o patamar de excelência dos RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do Brasil”, ressaltou – e finalizou agradecendo o apoio da Prefeitura na pessoa do Dr. Hildon Chaves, à Secretaria Municipal de Administração, demais Secretarias e a todos, sem exceção que vem prestando todo apoio para que as execuções de todo trabalho desenvolvido venha beneficiar aos nossos segurados e seus dependentes.

Atualmente, o IPAM atende mais de 27 mil segurados e dependentes, mantendo convênios com hospitais, clínicas, laboratórios, médicos, além de um moderno sistema de atendimento odontológico gratuito.

Fonte: ASCOM 

Compartilhe


Deixe seu comentário

Eventos Relacionados